Um estudo epidemiológico buscou analisar a prevalência de transtornos mentais comuns, como depressão e ansiedade, em diferentes grupos populacionais. Os resultados evidenciaram maior prevalência desses transtornos em indivíduos com baixa renda, menor escolaridade e em situação de desemprego. Considerando os determinantes sociais da saúde mental, qual a principal conclusão que pode ser inferida a partir desses resultados?
Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
estudo-epidemiologico57607307db
A
Fatores genéticos e hereditários são os principais responsáveis pela maior prevalência de transtornos mentais em populações vulneráveis.
B
As condições socioeconômicas desfavoráveis atuam como fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais, evidenciando a necessidade de ações intersetoriais para promoção da saúde mental.
C
A maior prevalência de transtornos mentais em grupos vulneráveis se deve à falta de acesso a serviços de saúde mental especializados.
D
Os transtornos mentais são mais prevalentes em indivíduos com baixa escolaridade devido à dificuldade de compreensão das informações sobre saúde mental.
E
O desemprego aumenta o risco de transtornos mentais por causar isolamento social e perda do convívio familiar.