O estudo histórico dos processos de adoecimento e das demandas de saúde da população brasileira traz em seus objetivos a possibilidade de reflexão frente aos contextos em que tais processos e demandas são produzidos, em meio a rupturas e permanências históricas. Neste contexto, qual a afirmação correta?
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2020
Residência (Acesso Direto)
estudo-historico473e8bfdde
A
As chamadas ""artes de curar"" se apresentam ainda hoje como relevantes na formação geral da população brasileira, ainda que em contextos conflitantes, contribuindo ativamente para a conformação de práticas de cuidado, com suas atitudes de acolhimento, concepções de adoecimento e estratégias de cura.
B
A história de formação sociocultural brasileira produziu uma série de concepções populares em torno dos adoecimentos e suas causas, produzindo aquilo que entendemos por ""artes de curar"", mas essas foram completamente suplantadas e desconsideradas pela chamada medicina tradicional, não existindo mais suas práticas e representações.
C
A Saúde Pública no Brasil teve como eixo formador a identificação das representações populares como nucleares em sua produção tecnológica, o que teria redundado numa perspectiva de cunho sempre popular, pouco afeita às influências advindas do campo médico e de instituições internacionais.
D
A Medicina no Brasil foi criada, a partir do século XIX, num contexto circular, sempre tendo em conta e sem conflitos, as dimensões do mundo popular, das cidades e das áreas rurais, criando tecnologias apropriadas no sentido de dar conta de todas as demandas nacionais, incluindo seus profissionais no mundo político e social do país.