Os estudos de coorte caracterizam-se por serem individuais, longitudinais e observacionais, podendo ser prospectivos ou retrospectivos. Porém, quando são retrospectivos, podem ser confundidos com os estudos de caso-controle, já que eles também são individuais, longitudinais e observacionais. Nesse sentido, a melhor forma de diferenciar uma coorte retrospectiva de um estudo de caso-controle é:
Questão
Estratégia MED
2022
Residência (Acesso Direto)
estudos-coorte53f5729658
A
Observando a forma de coleta de dados, uma vez que as coortes retrospectivas obrigatoriamente têm os dados obtidos a partir de um sistema de informações, enquanto os estudos de caso-controle têm os dados colhidos a partir de prontuários.
B
Avaliando a posição do observador. Nas coortes retrospectivas, o pesquisador não interfere na pesquisa, enquanto, nos estudos de casocontrole, ele interfere.
C
Avaliando a forma de divisão dos participantes. Nas coortes, independentemente de serem prospectivas ou retrospectivas, a divisão ocorre segundo a presença ou ausência da exposição. Já nos estudos de caso-controle, a divisão ocorre segundo a presença ou ausência do desfecho.
D
Analisando o risco relativo, uma vez que estudos de caso-controle raramente têm riscos relativos superiores a 1.
E
Verificando o “n” do estudo, uma vez que os estudos de coorte apresentam “n” elevado.