Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2015
Residência (Acesso Direto)
etica-e-subdivisa1075a1c49b4
A ética é a subdivisão da filosofia que estuda os valores morais e culturais da sociedade e a maneira adequada de o indivíduo comportar-se diante deles. A abordagem dos problemas éticos, que se originam da prática pediátrica, deve incluir o respeito tanto pela responsabilidade dos pais com a vida e a saúde do filho quanto pelo desenvolvimento da capacidade e da autonomia da criança. O aparato tecnológico e científico existente nas unidades de terapia intensiva pediátricas (UTIP) vem exigindo dos profissionais uma conduta equilibrada quanto à sua aplicação no manejo dos pacientes, principalmente no que tange ao paciente terminal. Dentro deste escopo, define-se a ortotanásia como sendo:
A
Morte digna de evolução natural com prolongamento artificial. 
B
Morte digna de evolução natural sem prolongamento artificial, dentro da UTIP.
C
Morte digna de evolução natural, sem prolongamento artificial, após discussão com a equipe interdisciplinar e com os familiares, se possível longe da UTIP.
D
É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente ou da sua família.
E
Utilização de todas as possibilidades para prolongar a vida do paciente, ainda que a cura não seja uma possibilidade e o sofrimento torne-se demasiadamente penoso.