Questão
RJ - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO
2015
Residência (Acesso Direto)
exame-colpocitologico63cc66cb91
O exame colpocitológico é usado para o rastreamento de lesões pré-invasivas com colo uterino. Porém, para um bom rendimento do método, o examinador deve ser treinado para a coleta. Segundo o Caderno de Atenção Básica, n° 13, 2ª edição, CONTROLE DOS CÂNCERES DO COLO DO ÚTERO E DA MAMA – 2013, a coleta da citologia do colo uterino deve seguir algumas orientações, exceto:

A
Para coleta na endocérvice, utilizar a escova endocervical. Recolher o material introduzindo a e fazer um movimento giratório de 360°, percorrendo todo o contorno do orifício cervical. 
B
A coleta do material deve ser realizada na ectocérvice e na endocérvice. A amostra de fundo de saco vaginal não é recomendada, pois o material coletado é de baixa qualidade para o diagnóstico oncótico.
C
Para coleta na ectocérvice utiliza-se espátula de Ayre, do lado que apresenta reentrância. Encaixar a ponta mais longa da espátula no orifício externo do colo, apoiando-a firmemente, fazendo uma raspagem em movimento rotativo de 360° em torno de todo o orifício cervical.
D
A nomenclatura dos exames citopatológicos utilizada no Brasil (INCA, 2006) foi baseada no Sistema Bethesda.
E
Na prática, a presença do espermatozoide no esfregaço dificulta a avaliação citológica da lâmina, portanto, devemos orientar o uso de preservativo masculino com espermicida no dia anterior a coleta.