Um exame físico completo da criança deve ser realizado na primeira consulta com um(a) médico(a) de modo a identificar possíveis anomalias e tratá-las de forma precoce. A criptorquidia isolada é a anomalia congênita mais comum ao nascimento, a migração espontânea dos testículos ocorre geralmente nos primeiros 3 meses de vida. Sobre as condutas para rastreamento da criptorquidia, analise os itens a seguir.
I. Se os testículos não forem palpáveis na primeira consulta ou forem retráteis, o rastreamento deve ser realizado nas visitas rotineiras de puericultura.
II. Se aos 6 meses não forem encontrados testículos palpáveis no saco escrotal, será necessário encaminhar a criança à cirurgia pediátrica.
III. Se forem retráteis, o caso não deve ser monitorado a cada 6 a 12 meses; entre os 4 e 10 anos de idade do menino, recomenda-se fazer logo a cirurgia.
IV. O tratamento precoce da criptorquidia com cirurgia, embora seja recomendado, aumenta o risco de câncer de testículos e de problemas com a fertilidade em adultos.
São CORRETOS os itens: