Questão
SP - Hospital Sírio-Libanês - HSL
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
familia-5-pessoas-vive174624074af
Uma família de 5 pessoas vive em uma comunidade que recebe assistência à saúde de uma equipe de saúde da família. A mãe, 45 anos, solteira, hipertensa, diabética e tabagista, não faz acompanhamento médico rotineiramente porque não quer faltar no trabalho. Ela tem a renda mais significativa da casa e é responsável pelo aluguel, contas e alimentação. O filho mais velho tem 16 anos, está no primeiro ano do ensino médio, faz bicos de pedreiro para ajudar em casa, é tabagista de 10 cigarros por dia, não bebe e não usa drogas. Há dois anos, devido à rotina puxada, não pratica exercícios e não come direito, engordando 10 kg. Os outros 3 irmãos, de 8, 10 e 12 anos, estudam de manhã e ficam à tarde na casa da vizinha que cuida de crianças da vizinhança. Mãe refere que as crianças estão com piolho e que a vacinação dos filhos está atrasada. Entre as alternativas abaixo, a que melhor relaciona os níveis de prevenção com ações de saúde para o seguimento dessa família é:
A
Prevenção primaria: notificar o conselho tutelar para avaliação da situação dos menores na casa da vizinha e agendar consultas para seguimento clínico e tratamento da pediculose.
B
Prevenção secundária: agendar consultas em horários de folga e planejar abordagem clínica das doenças crônicas da mãe.
C
Prevenção secundária: atualizar carteira vacinal das crianças e orientar mãe e filho de 16 anos sobre a necessidade de dieta adequada e exercícios regulares.
D
Prevenção terciária: avaliar a fase de estágio motivacional de cessação de tabagismo da mãe e do filho e realizar ações de acordo com o encontrado.
E
Prevenção primária: prescrever os medicamentos para controle das doenças crônicas e solicitar os exames em coleta domiciliar.