Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2024
Residência (Acesso Direto)
febre-e-queixa-mais26f3e1e124
A febre é a queixa mais frequente nos serviços de emergência pediátrica. Em relação ao quadro de febre sem sinais localizatórios (FSSL), assinale a alternativa correta.
A
Considerando‑se o padrão de sensibilidade dos agentes da comunidade e a faixa etária da criança, a maior parte dos pacientes acima de sessenta dias de vida pode ser tratada via oral, em regime ambulatorial, não havendo diferença na efetividade da terapêutica via oral ou parenteral.
B
Na avaliação laboratorial das crianças, o isolamento de vírus exclui a possibilidade de coinfecção bacteriana e evolução para doença bacteriana grave.
C
Todos os pacientes que estão sendo investigados para FSSL devem ser mantidos em regime de internação hospitalar e uso de antibioticoterapia endovenosa até os resultados finais das culturas.
D
A vacinação tem papel importante na prevenção de várias doenças em pediatria. No entanto, na epidemiologia das infecções bacterianas, não houve mudança significativa, mesmo após a introdução de vacinas contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e Streptococcus pneumoniae.
E
A FSSL é uma febre de duração acima de dez dias, em que a anamnese e o exame físico não revelam sua causa, variando essa nomenclatura, na literatura, para pacientes com até 24 ou 36 meses de vida.