Questão
GO - Hospital Ortopédico de Goiânia - HOG
2019
Residência (Acesso Direto)
febre-sem-sinais14238e6609
A respeito da febre sem sinais localizatórios (FSSL) em pediatria, assinale a alternativa incorreta.

A
Todo recém-nascido (RN) com FSSL deve ser hospitalizado, investigado para sepse neonatal e deve receber antimicrobianos sistêmicos até o resultado das culturas.
B
Lactente com 45 dias de vida, com histórico de prematuridade, apresentando FSSL e comprometimento do estado geral, deve ser hospitalizada e investigada com exames laboratoriais e imagens.
C
Em crianças de 2 anos com FSSL e temperatura corporal acima de 39°C, apresentando contagem de leucócitos totais acima de 20.000 e neutrófilos acima de 10.000, deve-se iniciar antibioticoterapia empírica de espectro ampliado, como Cefalosporinas de 3ª geração, devido ao risco de bacteremia oculta.
D
Todo lactente de até 60 dias com FSSL é considerado de alto risco para infecção bacteriana grave, o que torna mandatória a hospitalização e o início de antimicrobianos de espectro ampliado.
E
Crianças de 2,5 anos com FSSL e temperatura corporal até 39°C não necessitam, inicialmente, de coleta de sangue para exames, apenas urina. Se o exame resultar normal, pode-se realizar acompanhamento ambulatorial com controle térmico em domicílio.