O fenômeno de Lúcio, variante do estado reacional hansênico tipo 2, é provavelmente mediado por imunocomplexos e caracteriza-se por reação cutânea grave que ocorre principalmente em doentes portadores de hanseníase virchowiana. Em relação a esta forma evolutiva da hanseníase, é correto afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2018
Residência (Acesso Direto)
fenomeno-Lucio439a8326e0
A
o quadro é caracterizado por lesões eritêmato-infiltradas com limites externos pouco nítidos, por vezes simétricas e localizadas em praticamente todo o corpo.
B
lesões circinadas ou anulares, assimétricas, com pouco ou nenhum comportamento neurítico, são achados característicos ao exame clínico.
C
há ocorrência de lesões dolorosas, enegrecidas e necróticas, com bordas talhadas a pique consequente a processo trombótico-oclusivo de vasos superficiais.
D
caracteriza-se clinicamente por lesões que, clinicamente e histopatologicamente,assemelham-se a dermatofibromas, em geral ricas em BAAR.
E
ocorre quadro de doença auto agressiva com astenia, emagrecimento, febre, vasculite, uveíte, orquiepididimite e neurite aguda.