As feridas abdominais por arma branca podem ser tratadas algumas vezes diferenciadamente. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I - Os pacientes com instabilidade hemodinâmica, peritonite ou evisceração necessitam de laparotomia imediata com reparo das lesões.
II - Os pacientes podem ter a ferida penetrante explorada localmente para determinar se a fáscia abdominal anterior ou posterior foi violada. Aqueles com penetração fascial podem receber alta.
III - No caso de exploração local da ferida ser positiva ou duvidosa quanto à penetração da cavidade peritoneal, os pacientes devem ser monitorados com exames abdominais seriados e determinação dos níveis de hemoglobina a cada oito horas. Durante esta avaliação, o desenvolvimento de peritonite, instabilidade hemodinâmica, diminuição significativa dos níveis de hemoglobina ou desenvolvimento de leucocitose devem desencadear uma avaliação adicional, usualmente com laparotomia. Os pacientes sem alteração clínica após 24 horas podem ter dieta instituída e receber alta.
IV - Alguns autores acreditam que a penetração da fáscia abdominal obriga a exploração para identificar qualquer possível lesão, o que resultará em um índice mais elevado de laparotomia não terapêutica.