Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2021
Residência (Acesso Direto)
ferramentas-Gesta926b28eaf5
As ferramentas de Gestão da Clínica são um conjunto de tecnologias de microgestão do cuidado destinado a promover uma atenção à saúde de qualidade, como protocolos e diretrizes clínicas, planos de ação, linhas de cuidado, projetos terapêuticos singulares, genograma, ecomapa, gestão de listas de espera, auditoria clínica, indicadores de cuidado, entre outras.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, no âmbito do SUS. Disponível em: https://bvsms. saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 30 out. 2020.

Para a utilização dessas ferramentas, deve-se considerar a clínica
A
centrada nas pessoas; efetiva, baseada em evidências científicas; segura, que não cause danos, com uso de tecnologia dura; eficiente, oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, de forma a reduzir as particularidades e que a oferta do atendimento se dê de forma hierarquizada.
B
centrada nos profissionais de saúde; estruturada com base em evidências científicas; que não cause danos aos profissionais de saúde; eficiente, oportuna, prestada no tempo certo, de forma a reduzir as desigualdades de salários e que a oferta do atendimento se dê de forma estruturada.
C
centrada nas decisões dos gestores municipais; baseada em evidências políticas; para que não cause danos aos profissionais de saúde; eficiente, prestada no tempo certo, de forma a reduzir as desigualdades de salários e que a oferta do atendimento se dê de forma hierarquizada.
D
centrada nas decisões dos gestores estaduais; baseada em evidências políticas; para que não cause danos aos profissionais de saúde; eficiente, oportuna; equitativa, para reduzir as desigualdades de salários e que a oferta do atendimento se dê de forma descentralizada.
E
centrada nas pessoas; efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, para reduzir desigualdades e que a oferta do atendimento se dê de forma humanizada.