A filariose linfática (FL), doença parasitária crônica, é uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. O seu modo de transmissão ocorre...
Questão
ES - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
2024
Residência (Acesso Direto)
filariose-linfatica-FL253c08515e
A
por meio da picada da fêmea do mosquito com larvas infectantes do parasito, que penetra a pele, e as larvas infectantes migram para região dos linfonodos, onde se desenvolvem até se tornarem vermes adultos.
B
mais frequentemente pela inalação de aerossóis formados a partir de contaminantes infectados em ambiente rural, com evolução larvar em mucosas, migração para linfonodos, onde se desenvolvem até se tornarem vermes adultos.
C
pela picada de mosquitos, que se infectam ao realizar o repasto sanguíneo em aves infectadas, em período de viremia, com replicação e migração para as glândulas salivares, de onde pode ser transmitido para o homem.
D
pelo contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A transmissão por fômites não é importante.
E
pelo contato do homem suscetível com as excretas contaminadas deixadas pelos mosquitos da espécie Culex quiquefasciatus, também conhecidos como pernilongo, carapanã ou muriçoca.