A fisiopatologia da mola hidatiforme completa é representada por
Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2019
Residência (Acesso Direto)
fisiopatologia-mola91a4c4745
A
células com material genético exclusivamente paterno, de padrão diploide, ou seja, fertilização de um óvulo, desprovido de seus cromossomos, por um ou por dois espermatozoides.
B
células de padrão triploide ou tetraploide, resultantes da fertilização de um óvulo por dois ou três espermatozoides, com frequentes perdas fetais e menor risco para desenvolvimento de doença molar persistente.
C
estímulo proliferativo no citotrofoblasto, resultando em tecido espesso, circundando vilosidades edematosas e acelulares, além de cariótipos de padrão triploide ou tetraploide, com risco de doença molar persistente.
D
cromossomos sexuais exclusivamente paternos resultando na expressão de inibidores do ciclo celular, o que confere o aspecto morfológico clássico de cisternas com citotroblasto proliferado e riscos baixos de doença molar persistente.