O flutter atrial é uma arritmia frequente na Clínica Médica. Sobre esta situação clínica, assinale a alternativa errada:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2014
Residência (Acesso Direto)
flutter-atrial-e1814518deb
A
O Eletrocardiograma (ECG) evidencia ondas F de ativação atrial e o padrão mais comum é a frequência atrial de 300 bpm, com uma frequência ventricular de 150 bpm, com uma relação A:V fixa em torno de 2:1.
B
Na ausculta cardíaca, evidenciamos um ritmo regular, geralmente taquicárdico, exceto quando o Bloqueio A:V for variável (4:1 ; 3:1 ; 2:1, etc) situação em que a ausculta cardíaca será semelhante à da fibrilação atrial, com um ritmo cardíaco bem irregular.
C
Quando o flutter atrial se mantiver por períodos prolongados, pode ocorrer insuficiência cardíaca e em casos crônicos levar a uma taquicardiomiopatia.
D
No tratamento do flutter atrial, as principais medicações usadas para a reversão são a digoxina, procainamida e quinidina, com altos índices de sucesso (> que 80 %), e ao contrário da fibrilação atrial, nunca vai ser necessária a anticoagulação.
E
O tratamento definitivo de escolha desta arritmia é a ablação por radiofrequência, com eliminação do circuito de reentrada, mantendo-se intacta a condução AV.