O ganho de peso da gestante deve ser proporcional ao seu IMC (Índice de Massa Corporal) prévio. O ganho de peso insuficiente pode levar a prejuízos no desenvolvimento da gestação e do concepto. Por outro lado, o ganho de peso exagerado pode levar ao surgimento de complicações com doença hipertensiva da gestação, diabete gestacional, macrossomia fetal e obesidade materna. Há uma tabela adequada de ganho de peso que deve ser trabalhada com a gestante, oferecendo informação clara sobre alimentação saudável e explorando, com a mesma e seus familiares, suas crenças sobre alimentação durante a gestação. De acordo com essa tabela, é CORRETO afirmar que:
Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba - SMS
2014
Residência (Acesso Direto)
ganho-peso-gestante1042b00e1eb
A
Gestantes com baixo peso podem ganhar até 18 kg, gestantes com peso adequado até 15 kg, gestantes com sobrepeso até 11 kg e gestantes obesas até 9 kg. Com isto, serão otimizados os resultados para mãe e feto.
B
A gestação é um período especial da vida da mulher e o cuidado alimentar é muito valorizado. Reforçar isto junto à gestante e seus familiares ajuda a ter melhores resultados para mães e fetos. O ganho de peso deve ser homogêneo durante toda a gestação, visando o crescimento fetal apropriado.
C
Gestantes com baixo peso devem ser estimuladas a usar suplementos alimentares e vitaminas, buscando um ganho de peso de pelo menos 18 kg durante a gestação. As demais gestantes devem buscar um ganho de peso entre 10 e 12 kg, sendo tolerado que as obesas possam ficar com um ganho de no máximo 9 kg.
D
A tabela é um instrumento muito útil, pois mostra à gestante o que se espera dela e permite cobrar resultados da mesma; pela tabela, espera-se um ganho médio de 500 g semanal no 2º e 3º semestres, variando o ganho no primeiro trimestre.
E
O controle de peso é inapropriado durante a gestação, devendo-se orientar a gestante a fazer 6 refeições ao dia, insistindo em um aumento do consumo de frutas e verduras, um aporte proteico de 60 a 80 g diários. Com isto, as gestantes, fisiologicamente, controlam o ganho de peso. O controle só é apropriado se houver ganho superior a 3 ou mais quilos por mês de gestação.