Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2022
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
gestante-25-anos-idade119db1ed151
Uma gestante de 25 anos de idade, G2P1A0, com quinze semanas de gestação, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal em flanco direito há três dias, em aperto, de forte intensidade, acompanhada de falta de apetite e vômitos. Nega febre. Ao exame físico, revelou-se uma gestante obesa, com dor à palpação em flanco direito e com descompressão brusca positiva. Frequência cardíaca de 95 bpm. Frequência respiratória de 15 ipm. Exames laboratoriais, incluindo leucograma e exame de urina, encontravam-se normais. O estudo de ultrassom mostrou uma pequena quantidade de líquido livre no quadrante inferior direito e uma estrutura não compressível sobre os vasos ilíacos, sugestiva, mas não conclusiva, de apêndice. 

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
A
Deve-se suspeitar de colecistite aguda devido aos achados do ultrassom – estrutura não compressível compatível com vesícula biliar.
B
O quadro clínico é sugestivo de apendicite aguda, com indicação cirúrgica precoce, preferencialmente pela via laparoscópica.
C
A indicação cirúrgica favorece a via de acesso por laparotomia, devido à dificuldade técnica em decorrência do útero aumentado.
D
A tomografia computadorizada do abdome sem contraste pode ser realizada tanto no primeiro quanto no segundo trimestre de gestação, para confirmação diagnóstica.
E
A incidência de perfuração do apêndice, em decorrência de apendicite no terceiro trimestre, é significativamente menor, em razão do retardo diagnóstico.