Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
gestante-32-semanas73aaf16651
Uma gestante de 32 semanas, G2PN1, foi levada ao pronto-socorro após sofrer uma queda em um ônibus que freou abruptamente. Ela foi admitida com pressão arterial de 140/100 mmHg; frequência cardíaca 118 bmp; abdômen gravídico com tônus uterino aumentado; batimentos cardíacos fetais (BCF) de 100 bpm; colo uterino fechado e sangramento vaginal moderado. Com relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa CORRETA em relação ao manejo dessa condição para essa gestante.
A
Monitorar o estado hemodinâmico materno e a vitalidade fetal, realizar exames laboratoriais, incluindo tipagem sanguínea, hemograma completo e coagulograma, instituir dois acessos venosos calibrosos com infusão rápida de cristaloide e proceder com cesárea de emergência.
B
Encaminhar a paciente para o pré-parto, monitorar o estado hemodinâmico materno e a vitalidade fetal, inibir o trabalho de parto até a realização de corticoterapia, após adotar conduta expectante, se a vitalidade fetal estiver preservada.
C
Instituir dois acessos venosos calibrosos com infusão rápida de cristaloide; realizar ultrassonografia imediatamente para confirmar o diagnóstico de vasa prévia e, em seguida, iniciar corticoterapia e proceder com parto cesariano.
D
Realizar amniotomia de emergência seguida de cesárea eletiva após estabilização hemodinâmica e confirmação diagnóstica por ultrassonografia de descolamento prematuro de placenta.