Uma gestante com 32 anos de idade, segunda gestação e segundo parto, com 39 semanas de idade gestacional, evolui para parto vaginal, após a observação de desacelerações nos batimentos cardíacos fetais, nos 40 minutos que antecederam o nascimento. Recém-nascido hipotônico e sem movimentos respiratórios. Nesse caso, acerca do cuidado e clampeamento do cordão, deve-se realizar
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
gestante-com-32-anos55676092d8
A
O clampeamento imediato do cordão, sugerindo-se realizar manobra delicada de estímulo tátil no dorso, no máximo 2 vezes, antes do clampeamento, não retardando o início da reanimação.
B
Manobra delicada de estímulo tátil no dorso, no máximo 2 vezes, e aguardar 60 segundos para clampear o cordão, uma vez que se demonstra vantagem na hemoglobina e na resposta às manobras de reanimação.
C
A ordenha do cordão (10 cm) e realizar manobra delicada de estímulo tátil no dorso, ambos apenas uma vez e clampear imediatamente o cordão.
D
O clampeamento do cordão após 60 segundos, sem estímulos, uma vez que se demonstra vantagem na hemoglobina e na resposta às manobras de reanimação.
E
A ordenha do cordão (10 cm), duas vezes, e clampear a seguir, o que garante um melhor aporte de hemoglobina e não retarda o início da reanimação.