Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2022
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
gestante-com-vinte1135b8d7ed9
Uma gestante com vinte e duas semanas procurou o pronto-atendimento devido a quadro de mialgia, febre de 38 graus, artralgia, mal-estar, cansaço e anorexia há uma semana, sem antecedentes pessoais de comorbidades. Viajou, há sete dias, para uma área endêmica para dengue. Ao exame físico, apresenta lesões descamativas e eritematosas na palma das mãos e na planta dos pés e pápulas eritematosas em tórax e abdome. Após primeira avaliação, teve os seguintes resultados de exames laboratoriais: anti-HIV negativo; rubéola IgM negativo e IgG positivo; CMV IgM negativo e IgG positivo; NS1 negativo; VDRL 1/264; anti-HCV negativo; HbsAg negativo; anti-HbsAg positivo; e antiHbc total positivo. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
A
Trata-se de caso de sífilis secundária e o tratamento deve ser feito com penicilina G benzatina 2.400.000 UI IM, semanalmente, por duas semanas (1.200.000 UI em cada glúteo).
B
Trata-se de caso de dengue e deve haver internação, por se tratar de grupo de risco, e tratamento com sintomáticos.
C
Trata-se de caso de sífilis secundária e o tratamento deve ser feito com penicilina G benzatina 2.400.000 UI IM, em dose única (1.200.000 UI em cada glúteo).
D
Trata-se de caso de hepatite B em fase aguda e o tratamento deve ser feito com interferon.
E
Trata-se de caso de sífilis secundária e o tratamento deve ser feito com penicilina G benzatina 2.400.000 UI IM, semanalmente, por três semanas (1.200.000 UI em cada glúteo).