Uma gestante seguiu todas as orientações fornecidas durante seu pré-natal. Realizou 8 consultas, e todos os exames solicitados estavam na normalidade. Manteve a pressão arterial em níveis normais e estava com IMC de 28kg/m2 na 39ªsemana de gestação,quando referiu perda de secreção mucoide, dor em baixo ventre e região lombar.Exame obstétrico: altura de fundo uterino(AU)de 36cm; batimentos cardíacos fetais (BCF): 152bpm, regular; dinâmica uterina 3/10’/30’’; movimentação fetal presente; colo uterino centralizado, amolecido, apagado cerca de 80%, pérvio 5cm, apresentação pélvica, bolsa das águas integras. A gestante desejava ter seu parto vaginal, mas agora estava temerosa devido à apresentação fetal. Analise as manobras abaixo na assistência ao período expulsivo do parto vaginal pélvico da gestante e as classifique em “V”(verdadeira) “F” (falsa).
( ) A manobra de Tiessen é recomendada para o sucesso da expulsão fetal, pois promove a condensação do ovoide fetal e a dilatação completa da cérvix uterina.
( ) A manobra de Bracht consiste em impedir o desprendimento da pelve fetal por duas ou três contrações, pressionando-se o períneo materno.
( ) A cabeça derradeira pode ser extraída por meio da manobra de Mauriceau, que consiste na pressão da região mentoniana fetal com os dedos indicador e médio de uma das mãos do assistente ao parto para flexionar a cabeça fetal e facilitar o desprendimento.
( ) O fórcipe de Piper pode ser utilizado eletivamente ou quando há dificuldade na realização da manobra de Mauriceau no desprendimento da cabeça derradeira.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo: