A glomerulonefrite aguda pós-estreptocócica é doença comum em crianças e adolescentes e usualmente associada à pobreza quando ocorrerem, também, dificuldades de higiene pessoal, número grande de crianças no mesmo domicílio e dificuldade de acesso a cuidados médicos. Caracteriza-se por edema, hematúria e hipertensão, algumas vezes se complicando com insuficiência renal e/ou insuficiência cardíaca. Geralmente é causada por cepas nefritogênicas do estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos aspectos importantes no cuidado à criança com síndrome nefrítica.
Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2013
Residência (Acesso Direto)
glomerulonefrite-aguda82fb874c02
A
Administração de antibiótico com espectro para anaeróbios para o paciente e vacinação das crianças maiores de 12 meses e menores de 15 anos que habitem no mesmo quarteirão da criança.
B
Administração de imunoglobulina humana normal para o paciente e para as crianças menores de 17 anos, que convivam com ela no mesmo domicílio.
C
Banhos com antissépticos na criança e nos demais familiares, independentemente da idade.
D
Vacinação antiestreptocócica do paciente e dos menores de 16 anos, que convivam com a criança no mesmo domicílio.
E
Administração de penicilina para o paciente e para as crianças maiores de 12 meses e menores de 17 anos, que convivam com ela no mesmo domicílio.