Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
grafico-foi-publicado53db807ec5
O gráfico abaixo foi publicado em relatório do Ministério da Saúde em 2014 (Saúde Mental em Dados) e indica o custeio da rede de saúde mental no Sistema Único de Saúde, com referência na proporção entre gastos com leitos hospitalares e serviços comunitários.



Com referência na política nacional de saúde mental podemos afirmar que
A
o gráfico mostra um aumento proporcional do custeio de serviços hospitalares, em especial em grandes instituições, como parte do processo de reforma das políticas de saúde mental no país. 
B
apesar do aumento do número absoluto de leitos em hospitais psiquiátricos entre 2002 e 2013, o gráfico mostra que o alto custo dos serviços ambulatoriais fez com que os gastos públicos com os CAPS fossem e proporcionalmente maior a partir de 2005.
C
o gráfico retrata o processo mudança de modelo de atenção, diretriz apontada desde a lei da reforma psiquiátrica, uma vez que os gastos com serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico superaram os gastos hospitalares a partir de 2005. 
D
ainda que o gráfico represente um recorte temporal, o processo de diminuição de gastos com financiamento de leitos psiquiátricos já vinha em queda desde a década de 1940, especialmente aqueles que eram parte de instituições privadas.
E
a reforma psiquiátrica se desenvolveu durante os governos FHC e Lula, por se tratar de uma política de governo adotada entre 1998 e 2006, ainda que não seja de uma política de Estado brasileira.