Questão
SE - Hospital de Urgência de Sergipe - HUSE - Hospital João Alves Filho
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
hanseniase-e-doenc423a717814
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, um bacilo álcool-ácido resistente, fracamente gram-positivo, que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann. Considerando as atuais publicações do Ministério da Saúde, recomenda-se que:
A
O diagnóstico sempre seja pautado em exames complementares como biópsia e baciloscopia de raspado intradérmico para evitar erros de classificação ou confusão com os principais diagnósticos diferenciais.
B
A prova de histamina exógena consiste numa prova funcional para avaliar a resposta vasorreflexa à droga, indicando integridade e viabilidade do sistema nervoso autonômico de dilatar os vasos cutâneos superficiais, o que resulta no eritema. Quando disponível, a prova de histamina exógena aplica-se ao diagnóstico de hanseníase e aos diagnósticos diferenciais em lesões hipocrômicas.
C
A avaliação neurológica deverá ser realizada nos casos que apresentem queixas de dormências ou perda de movimentação do membro, na presença de reações hansênicas e na alta.
D
É de fundamental importância o rápido diagnóstico e manejo das reações, pois constituem a maior causa de lesão no nervo periférico e aumento das incapacidades. No seu manejo além da suspensão imediata da poliquimioterapia, pode ser necessário o uso de corticoide oral.
E
O exame de todos os contatos (independentemente do caso notificado ser paucibacilar ou multibacilar) deverá ser muito cuidadoso e detalhado, devendo todos serem encaminhados para receber uma dose de BCG.