Questão
MG - Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus - HMTJ
2018
Residência (Acesso Direto)
hernia-disco-lombar-e913f0a57f4
A hérnia de disco lombar é uma doença degenerativa que ocorre ao longo da vida, levando a dor e a incapacidade em grande parte da população mundial. Sendo uma doença de alta prevalência e alta incidência, porém de tratamento conservador em 95% dos casos. O tratamento cirúrgico deve ser específico para o disco causador da dor e isso é fácil, devido a correlação anatômica. Portanto se um paciente com uma hérnia de disco na localizado entre a vértebras L3 (terceira vértebra lombar) e L4 (quarta vértebra lombar) apresentará as seguintes alterações:
A
Alteração da raiz se L3, com dores nas regiões da coluna lombar e face medial de coxa. Reflexo patelar diminuído ou ausente, atrofia dos adutores do quadril.
B
Dores nas regiões da coluna lombar, quadril e face anterior de perna. Fraqueza na extensão de joelho, atrofia do quadríceps e reflexo patelar ausente ou diminuído.
C
Dores nas regiões sacroilíaca, quadril, póstero-lateral da coxa e anterolateral da perna, fraqueza na dorsiflexão do hálux e alteração da sensibilidade lateral da perna.
D
Dores nas regiões da sacroilíaca, quadril e posterior de coxa. Sensibilidade diminuída na região posterior da perna e lateral do pé e reflexo Aquileu diminuído ou ausente.