Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
hernias-parede85ea7a19b8
As hérnias de parede abdominal são patologias muito comuns nos serviços de cirurgia geral, porém sua incidência ainda não esta bem estabelecida nos diversos hospitais pelo mundo. Calcula-se que cerca de 5% da população mundial irá desenvolver hérnia de parede abdominal ao longo de sua vida. O conhecimento da anatomia no reparo das hérnias de parede abdominal é importante para a diminuição das complicações e recidivas. Marque a alternativa correta correlacionado a anatomia da região inguinal com o reparto cirúrgico ou tratamento que a envolve.
A
O ligamento de Cooper é formado pelo periósteo e tecido aponeurótico ao longo do ramo superior do púbis, e está localizado posteriormente ao trato iliopúbico formando a borda posterior do canal femoral. O ligamento de Cooper é um marco importante para reparos laparoscópicos e/ou cirurgia aberta pois é uma estrutura de ancoragem útil.
B
O anel inguinal interno está localizado topograficamente no ponto médio entre a espinha ilíaca anterossuperior e o tubérculo púbico ipsilateral. O anel inguinal interno, nos reparos realizados com prótese (tela na técnica de Lichtenstein nem sempre precisam ser identificados nas hérnias diretas, já que a colocação da tela, cobre o defeito, impede a sua progressão.
C
As artérias e veias cremastéricas se juntam ao músculo cremaster do cordão espermáticos próximo ao anel inguinal. Na mobilização do cordão espermáticos, esses músculos são separados cuidadosamente para que não haja lesão dos vasos cremastéricos, pois esses vasos não devem ser seccionados ou ligados pois podem propiciar isquemia testicular.
D
Em uma hérnia estrangulada, a porção do saco herniário está composta por peritônio visceral cobrindo parte de um órgão retroperitoneal, em geral o colón ou a bexiga. A porção macroscópica do saco herniário é excisada e o peritônio fechado. Contraindicado o uso de próteses (tela no seu tratamento).
E
As hérnias femorais são mais comum em mulheres. A hérnia femoral ocorre no espaço triangular localizado nos limites de canal femoral, onde o trato iliopúbico se situa no ápice do triângulo, a veia femoral medialmente e o ligamento de Cooper lateralmente.