A hiperidrose primária é uma condição caracterizada por sudorese excessiva, que pode ser tratada com abordagens cirúrgicas ou conservadoras. Considerando os tipos de tratamento e possíveis complicações relacionadas, que seguinte afirmação é correta?
Questão
Estratégia MED
2024
Residência (Acesso Direto)
hiperidrose-primaria-e3108ef2bb7
A
A simpatectomia toracoscópica bilateral é considerada o tratamento de escolha para a hiperidrose palmar e raramente resulta em hiperidrose em outros segmentos.
B
O tratamento com toxina botulínica tipo A é uma alternativa eficaz para a hiperidrose axilar e seus efeitos tendem a se tornar permanentes após múltiplas aplicações.
C
A simpatectomia torácica para tratamento de hiperidrose craniofacial pode levar à síndrome de Horner, que se manifesta como ptose, midríase e anidrose ipsilateral.
D
A simpatectomia torácica endoscópica (STE) realizada ao nível L2-L3 é recomendada para a hiperidrose plantar e costuma apresentar menos complicações do que simpatectomias em níveis mais altos.
E
Os tratamentos tópicos com sais de alumínio mostraram-se totalmente ineficazes para tratar hiperidrose, além de promoverem irritação cutânea ou dermatite.