Questão
MA - Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão - SES MA
2020
Residência (Acesso Direto)
hipertensa-arterial1272a346c8d
A hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo em torno de 20% da população adulta. Isso significa que há, aproximadamente, 20 milhões de portadores de hipertensão no país. A prevalência de hipertensão arterial sistêmica varia de 5% na população de 18 a 24 anos a 58% na população de mais de 65 anos. Estudos populacionais mostram que os fatores de risco estão fortemente presentes na população brasileira. Frente a essa situação epidemiológica, os país vem, há anos, desenvolvendo uma política de controle da hipertensão arterial sistêmica que apresenta gastos significativos e crescentes sem, contudo, produzir resultados sanitários satisfatórios, já que as taxas de mortalidade por hipertensão arterial sistêmica não apresentam tendência a queda. Diante deste contexto, qual é a melhor conduta? 

http://www.conass.org.br/bibliotecav/3/pdfs/redesAtencao.pdf
A
Elaborar um plano de cuidado para cada portador de hipertensão arterial sistêmica através de ações rotineiras de promoção de saúde enfrentando os fatores de risco.
B
Elaborar um plano de cuidado coletivo para a comunidade portadora de hipertensão arterial sistêmica através de ações rotineiras de promoção de saúde sem necessidade dos do enfrentamento dos fatores de risco.
C
A atenção aos portadores de hipertensão arterial sistêmica é centrada no cuidado profissional prestado por médicos, não sendo necessário uma atenção multiprofissional, visto que, são estes profissionais responsáveis pelo manejo clínico do paciente.
D
Programas de educação permanente para os médicos envolvidos nos cuidados de pacientes hipertensos, com o objetivo de reduzir altos investimentos em terapia medicamentosa.
E
A oferta de cirurgias cardíacas cresceu nos últimos três anos, o que se torna uma nova solução para os pacientes hipertensos para uma melhor qualidade de vida.