O hipotireoidismo subclínico (HSC) é definido por concentrações elevadas de TSH (hormônio tireoestimulante) em face de níveis normais de hormônios tireoidianos. Essa condição tem elevada prevalência no Brasil, especialmente em mulheres e idosos. Sobre o manejo do hipotireoidismo subclínico e suas consequências, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2025
Residência (Acesso Direto)
hipotireoidismo463b89952e
A
O HSC persistente ou progressivo deve ser diferenciado de causas temporárias de aumento do TSH, especialmente em pacientes com TSH < 10mU/L, quando se indica repetição do exame em 3 meses.
B
O HSC persistente ou progressivo deve ser diferenciado de causas temporárias de aumento do TSH, especialmente em pacientes com TSH > = 10mU/L, quando se indica repetição do exame em 3 meses.
C
Não há evidência consistente da associação entre HSC e risco de doença arterial coronariana, mesmo em pacientes com TSH > = 10mU/L, essa associação só é observado em pacientes com mais de 65 anos de idade.
D
Há evidência consistente da associação entre HSC e risco de doença arterial coronariana, especialmente em pacientes com TSH > = 10mU/L, isso também é observado em pacientes com mais de 65 anos de idade.