A história do Sistema de Saúde no Brasil e a Reforma Sanitária Brasileira são marcos fundamentais para a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção de políticas de saúde pública no país. Considerando os avanços e desafios ao longo desse processo, assinale com 'V' para as afirmativas verdadeiras e 'F' para as afirmativas falsas sobre os principais acontecimentos e princípios da reforma sanitária e a evolução do sistema de saúde no Brasil.
( ) Anteriormente ao SUS, o benefício de saúde era vinculado ao contrato de trabalho formal, tendo as características de seguro e não de direito de cidadania;
( ) Nas décadas de 60 e 70, na esfera das políticas de saúde, o referencial da medicina comunitária se materializava em programas de extensão da cobertura de ações básicas, direcionados para a população excluída do sistema previdenciário;
( ) A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada em março de 1986, resultou da negociação entre o Ministério da Previdência e Assistência Social e o Ministério da Saúde, em virtude do impasse entre os dois ministérios quanto ao aprofundamento da Reforma Sanitária, especialmente a passagem do Inamps para o Ministério da Saúde.
( ) Uma das diretrizes resultantes da 8ª CNS foi a constituição de um novo Conselho Nacional de Saúde composto por representantes de: ministérios da área social, governos estaduais e municipais e proprietários de instituições filantrópicas de saúde. Ao Conselho seriam conferidas atribuições de planejamento e financiamento de políticas públicas.