Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
homem-26-anos-idade115881480a6
Um homem de 26 anos de idade foi levado ao serviço de emergência pelo serviço pré-hospitalar, em prancha longa, com colar cervical e história de agressão física com trauma abdominal fechado há trinta minutos. Recebeu atendimento em sala de trauma, seguindo os preceitos determinados pelo Advanced Trauma Life Support, além de monitorização e acesso venoso calibroso. A via aérea apresentava-se pérvia, tendo sido instalada uma máscara de oxigênio. O exame físico do aparelho respiratório mostrava tórax com expansão simétrica e ausculta normal. Quando se avaliou o sistema circulatório, foram observados sinais de hipoperfusão periférica, frequência cardíaca de 140 bpm e pressão arterial de 80 x 50 mmHg. 

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta. 
A
O Shock index é de 1,75. Deve-se iniciar hidratação parcimoniosa com cristaloide, dar início ao protocolo de transfusão hemostática, solicitando concentrado de hemácias tipo O (fator Rh positivo ou negativo), plasma fresco congelado AB e plaquetas, além de prescrever ácido tranexâmico e reavaliar a resposta hemodinâmica. 
B
O Shock index é de 1,75. Deve-se realizar FAST na sala de trauma, uma vez que o paciente não apresenta condições hemodinâmicas de realizar uma tomografia, solicitar sangue O, com fator Rh negativo, e prosseguir com o exame neurológico. 
C
O Shock index é de 1,6. Deve-se prescrever hidratação vigorosa com 2 L de cristaloide a 39 graus Celsius e transfundir de acordo com o nível de hemoglobina após o resultado de exames complementares.
D
O Shock index é de 1,6. Deve-se iniciar hidratação parcimoniosa, prescrever concentrado de hemácias tipo O negativo, plasma fresco congelado tipo O negativo, plaquetas e ácido tranexâmico e prosseguir com o exame físico neurológico.
E
O Shock index é de 0,625. Deve-se iniciar hidratação vigorosa com 2 L de cristaloide a 39 graus Celsius, avaliar a resposta hemodinâmica e reavaliar a via aérea.