Um homem de 55 anos com hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença renal crônica estágio G4A1 do KDIGO, é avaliado no ambulatório. Sua PA é 152/72 mmHg, e seu índice de massa corporal (IMC) é de 29 kg/m² . O restante do exame físico não é significativo. Ele segue uma dieta com baixo teor de sal, pobre em potássio, com as restrições habituais para o diabetes. Qual das seguintes afirmativas é o melhor conjunto de tratamento para esse paciente?
Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
homem-55-anos-com7964440c68
A
Melhorar o controle pressórico, preferencialmente com IECA, assim como estimular atividades físicas para perda ponderal; considerar encaminhar para realização de fístula arteriovenosa e verificar a necessidade de eritropoietina subcutâneo se hemoglobina menor que 10 g/dl.
B
Iniciar calcitriol 25 mcg/dia e eritropoietina 12.000 unidades por semana, assim como estimular controle pressórico, preferencialmente com IECA; para a próxima consulta solicitar dosagem sérica de vitamina D
C
Suspender os antidiabéticos orais e o IECA, prescrever sulfato ferroso via oral, assim como colecalciferol
D
Solicitar dosagem de ferritina e ferro sérico antes de prescrever eritropoietina; melhorar o controle pressórico com IECA e descontinuar diuréticos caso esteja em uso; estimular perda ponderal.