Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2025
Residência (Acesso Direto)
homem-57-anos-idade10705ae7501
Um homem de 57 anos de idade, acometido por cirrose hepática de etiologia alcoólica com hepatocarcinoma associado, foi internado devido ao aumento de volume abdominal, dor abdominal e confusão mental. Foi realizada uma punção diagnóstica, com 375 neutrófilos no líquido puncionado, albumina soro 1,9 e albumina do líquido ascítico 0,6 e culturas em andamento. Foi, então, iniciada antibioticoterapia empírica e diureticoterapia com furosemida e espironolactona. No terceiro dia de internação, a paciente evoluiu com oligoanúria, teve piora do edema periférico, creatinina de 2,9 (na entrada, era de 0,8), ureia de 93, potássio 5,7, gasometria com pH 7,28 e bicarbonato 15.

Sobre o caso acima, assinale a alternativa adequada.
A
A melhora dos níveis de ureia e creatinina com uso de albumina confirmaria a hipótese diagnóstica de síndrome hepatorrenal.
B
Pode‑se diminuir a dose dos diuréticos, porém é possível mantê‑los em uso para manejo volêmico.
C
Devem‑se manter diuréticos e aumentar o aporte hídrico para evitar piora dos níveis de ureia/creatinina e para manter o manejo do edema.
D
Devido à acidose metabólica grave, o paciente encontra‑se em urgência dialítica.
E
A exclusão de um componente pós‑renal associado poderia ajudar a confirmar uma condição de pior prognóstico ao paciente.