Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
homem-63-anos-e6754a54b51
Um homem de 63 anos é trazido pelos familiares à unidade de pronto atendimento com relato de afasia e hemiparesia à direita, de início súbito, com 2 horas de evolução. O paciente é previamente hipertenso, diabético e tabagista, com tratamento irregular da hipertensão e do diabetes, sem relato de episódios prévios semelhantes.

Em relação ao caso clínico apresentado e à conduta na sala de emergência, é correto afirmar:
A
Se a glicemia capilar do paciente estiver 35 mg/dL, deve-se fazer a correção da hipoglicemia antes de se considerar outro tratamento farmacológico emergencial.
B
Uma vez que eventos hemorrágicos são a causa mais frequente da apresentação clínica descrita, deve ser feita tomografia de crânio com contraste na avaliação inicial.
C
Na tentativa de diminuir a progressão do trombo/coágulo, deve-se iniciar o tratamento com antiagregação plaquetária dupla na primeira avaliação, antes mesmo de uma tomografia de crânio.
D
Como o quadro clínico ainda não permite a diferenciação entre um ataque isquêmico transitório e um acidente vascular encefálico, indica-se a realização de ressonância nuclear magnética antes de se considerar a possibilidade de trombólise.
E
Se a pressão arterial estiver acima de 185/110 mmHg no momento da avaliação, o paciente terá contraindicação absoluta à terapia trombolítica por conta do risco de sangramento.