Questão
DF - Hospital Santa Marta - HSM
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
homem-65-anos-idade153b0525b35
Um homem de 65 anos de idade, portador de diabetes e de hipertensão arterial apresenta quadro doloroso precordial iniciado há 2 dias , quando foi internado em unidade hospitalar em cidade remota , de modo a aguardar transferência para uma unidade de referência em cardiologia. O resultado do eletrocardiograma apresenta supra de ST e onda Q, embora o paciente se apresente hemodinamicamente estável. Ele chega a uma unidade terciária para vaga em UTI. Durante o transporte, houve piora súbita do estádo clínico do paciente , que apresentou dispneia, diaforese e edema agudo de pulmão. Na admissão na UTI, o paciente apresentava PA de 98 mmHg x 72 mmHg (PA média de 81 mmHg), sopro meso-sistólico leve, mas audível, em ápice, irradiando-se para axila. além de edema agudo de pulmão. Considerando-se o referido caso clínico e os conhecimentos médicos relacionados a ele, é correto afirmar que, ao admitir o paciente, a equipe deverá realizar
A
estabilização do quadro respiratório, com suporte ventilatório e ecocardiograma precoce, para planejamento de plastia ou troca mitral.
B
estudo hemodinârnico para reperfusão de resgate e iniciar imediatamente terapia com dupla antigregação plaquetária.
C
o procedimento do balão intra-aórtico, em razão de tratar-se de sopro secundário à degeneração ventricular esquerda, com reperfusão programada.
D
intubação orotraquel e investigação de evento tromboembólico pulmonar para início da administração trombolítico.
E
infusão de agentes inotrópicos e vasopressores por se tratar de insuficiência ventricular esquerda decorrente de infarto agudo do miocárdio.