Questão
RS - Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS
2021
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
homem-71-anos-com811f78e65d
Um homem de 71 anos, com quadro de dor torácica iniciado há 20 minutos, é trazido por ambulância de um município vizinho, sem contato prévio ou acompanhamento médico, para a emergência de um hospital regional especializado em trauma. Chega com dor torácica típica, pálido e com sinais de má perfusão periférica. Na avaliação médica, o paciente está confuso, hipotenso, e o eletrocardiograma indica infarto agudo do miocárdio. 

Em relação a esse atendimento e à regulação assistencial decorrente dele, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A regulação assistencial objetiva a qualificação da transição do cuidado na rede de saúde, priorizando a transferência segura do paciente para a tipologia de serviço e para a densidade de cuidados adequados às suas necessidades em cada etapa do cuidado.
B
A medicalização do transporte de um paciente, de um serviço para outro serviço que atenda melhor suas necessidades de cuidado, deve atender a protocolos clínicos acordados nas redes de atenção regionais.
C
A classificação de risco auxilia na priorização dos atendimentos em serviços de Emergência, pois permite que o critério de priorização da atenção seja o agravo à saúde e/ou grau de sofrimento e não mais a ordem de chegada. A classificação de risco pode auxiliar na organização do acesso e do cuidado dentro dos serviços de urgência e emergência e deve ser realizada por profissional da saúde, utilizando protocolos técnicos validados, que podem ser modificados/adaptados de acordo com as necessidades dos diferentes serviços de saúde.
D
As centrais de regulação regionais contribuem na estruturação e qualificação das redes de atenção regionais.