Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
homem-setenta-anos1092d1a9a21
ANULADA
Um homem de setenta anos de idade, com antecedente pessoal de hipertensão arterial sistêmica de longa data e nefropatia hipertensiva estádio 4, procurou o pronto-socorro devido a mal-estar e à alteração respiratória, pois seus familiares notaram que ele estava ofegante. Sua esposa estava com medo de que fosse covid-19, pois, apesar de respeitarem o isolamento social, o paciente em questão fora ao pronto-atendimento de ortopedia após uma queda em casa, que resultou em um trauma no punho esquerdo, sendo medicado e evoluindo com melhora da dor. Ao exame da chegada, estava taquipneico, com saturação de 95%, ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações e  PA de 180 x 100. Realizou, também, tomografia de tórax, sem alterações significativas. 

Com base nesse caso hipotético, deve-se
A
solicitar tomografia computadorizada, protocolo TEP, devido a provável quadro de embolia pulmonar.
B
solicitar eletrocardiograma e marcadores de necrose miocárdica, devido à possibilidade de síndrome coronariana aguda.
C
solicitar gasometria venosa, devido à hipótese de agudização da função renal com acidose metabólica, e iniciar bicarbonato de sódio.
D
iniciar antibioticoterapia empírica, devido a provável quadro de pneumonia incipiente.
E
internar o paciente em enfermaria destinada a pacientes com covid-19, ofertar oxigenoterapia e solicitar PCR para covid-19 durante a internação.