Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2010
Residência (Acesso Direto)
hospital-e-ambiente209022594ce
O hospital é um ambiente onde a Epidemiologia pode ser amplamente empregada, pois ele apresenta especificidades e desafios próprios. A Epidemiologia hospitalar apresenta cinco pontos de atuação: Vigilância da Infecção Hospitalar, Controle de Qualidade, Análise da Utilização dos Serviços, Melhoramento da Notificação Compulsória e Aprimoramento das Decisões Clínicas. A partir do seu conhecimento relacionado a esse campo específico da Epidemiologia, considere as afirmações a seguir: elas apresentam características de três diferentes campos de atuação da Epidemiologia Hospitalar. Em seguida, assinale a alternativa com a CORRETA correlação. 

I. É a forma tradicional do uso da Epidemiologia nos hospitais. Dada a frequência com que ocorrem e o alto custo, em termos financeiros e de sofrimento humano, ela torna-se um grave problema de saúde pública, exigindo a implantação de programas específicos para controlá-la. 

II. Um dos aspectos dessa atuação é o de zelar pela qualidade da informação; análise dos dados disponíveis, em tempo útil, permite atuar, no interior do hospital, em função deste conhecimento. 

III. Esse uso da Epidemiologia Hospitalar refere-se às estatísticas de produção dos serviços. O epidemiologista pode auxiliar na definição do tipo de dado mais necessário, como ele deve ser coletado, sua frequência e destino, assim como a forma de análise de modo a gerar indicadores úteis para o funcionamento do hospital.
A
I – Controle da Qualidade; II – Aprimoramento das Decisões Clínicas; III – Vigilância da Infecção Hospitalar.
B
I – Vigilância da Infecção Hospitalar; II – Controle da Qualidade; III – Melhora da Notificação Compulsória.
C
I – Vigilância da Infecção Hospitalar; II – Melhora da Notificação Compulsória; III – Análise da Utilização dos serviços.
D
I – Análise da Utilização dos serviços; II - Melhora da Notificação Compulsória; III – Controle da Qualidade.
E
I - Controle da Qualidade; II - Aprimoramento das Decisões Clínicas; III - Análise da Utilização dos serviços.