Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
hospitalizaca2305d159f90
“A hospitalização em manicômio terá centralidade no Ministério da Saúde no atual governo. A nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada na última quarta-feira, reorientou as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental. Entre as alterações, também constam a compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia – eletrochoques – para o Sistema Único de Saúde (SUS), internação de crianças em hospitais psiquiátricos e abstinência para o tratamento de pessoas dependentes de álcool e outras drogas” (Ministério da Saúde). O Atlas de Saúde Mental 2017 (Mental Health Atlas 2017) da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que, embora alguns países tenham feito progressos na formulação e no planejamento de políticas de saúde mental, ainda há uma escassez em todo o mundo de profissionais de saúde treinados nessa área e falta investimento em instalações de saúde mental baseadas na comunidade. O Atlas fornece informações sobre políticas existentes, planos e leis para a saúde mental e seu alinhamento com os instrumentos estabelecidos pelos direitos humanos; recursos humanos e financeiros disponíveis; tipos de instalações que prestam cuidados; e os programas para prevenção e promoção da saúde mental. O documento é baseado em dados fornecidos por 177 Estados Membros da Organização, representando 97% da população mundial, e mede até que ponto os países estão fortalecendo a liderança e a governança para a saúde mental. Quais as diretrizes apontadas pela OMS/OPAS para organização de serviços de saúde mental?
A
Criação de Centros Especializados em Saúde Mental, ampliação de leitos nos hospitais psiquiátricos, internação compulsória de usuários de drogas e incentivo de comunidades terapêuticas com instituições religiosas.
B
Concentração de atendimentos em Saúde Mental nos Hospitais-Dia e instalações de serviços de urgência junto aos Hospitais psiquiátricos para prevenção de suicídio.
C
Incorporação da Saúde Mental na Atenção Primária, organização de espaços que promovam a saúde mental na comunidade e internação de casos agudos em hospitais gerais.
D
Reativação dos manicômios com implantação de terapia ocupacional para os doentes mentais, internação compulsória dos usuários de droga e combate ao tráfico como medida de prevenção.