A icterícia neonatal é um dos eventos mais frequentes da neonatologia, ocorrendo em cerca de 60% dos recém‑nascidos de termo e 80% dos recém‑nascidos pré‑termo nos primeiros sete dias de vida. A elevação nos níveis de bilirrubina indireta pode causar quadro grave de encefalopatia bilirrubínica. Com relação ao manejo e ao diagnóstico de icterícia neonatal, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ictericia-neonatal-e59d8d75e30
A
É comum que a icterícia neonatal causada por incompatibilidade Rh se apresente em recém‑nascidos, filhos de uma primeira gestação materna; e devido à gravidade, geralmente sem necessidade fototerapia.
B
A dificuldade no aleitamento materno, pode levar ao aumento da circulação êntero‑hepática de bilirrubina, favorecendo o desenvolvimento de icterícia na primeira semana de vida.
C
Casos de icterícia nas primeiras 24 horas de vida em recém‑nascidos a termo podem ser seguidos com conduta expectante, sem necessidade de coleta de bilirrubinas prévio à alta, uma vez que nesse grupo o risco de gravidade é menor.
D
A icterícia fisiológica geralmente se manifesta nas primeiras 24 horas de vida e tem resolução espontânea sem necessidade de fototerapia.
E
A história prévia de irmão com icterícia neonatal tratado com fototerapia não deve ser considerada como fator de risco.