Uma idosa de 78 anos de idade, diabética, hipertensa e dislipidêmica, dirigiu‑se ao pronto‑socorro com queixa de tontura contínua e espontânea, iniciada no dia anterior, com bastante náusea associada. Ela realizou TC de crânio, sem alterações isquêmicas ou hemorrágicas. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2024
Residência (Acesso Direto)
idosa-78-anos-idade48566768c4
A
A paciente provavelmente apresenta quadro de labirintite aguda, sem sinais de alarme, podendo receber alta para casa com cinarizina e dramin.
B
Em pacientes idosos com alto risco cardiovascular, o padrão contínuo e não provocado de tontura deve ser investigado com RNM de crânio.
C
Dado o tempo de evolução, caso fosse um acidente vascular encefálico, já se observariam lesões isquêmicas na TC. O diagnóstico mais provável é VPPB.
D
Dado o tempo de evolução, caso fosse um acidente vascular encefálico, já se observariam lesões isquêmicas na TC. O diagnóstico mais provável é neurite vestibular.
E
O quadro sugere doença de Menière, mas deve haver internação, para que se descartem outras causas menos prováveis, como acidente vascular encefálico.