SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2022
Residência (Acesso Direto)
imagem-apresentada334e02103a
Na imagem apresentada, observa-se um insuflador de videolaparoscopia. A respeito do funcionamento desse equipamento e da obtenção de pneumoperitônio para videolaparoscopia, é correto afirmar que o (a)
A
primeiro número do insuflador (15) refere-se à pressão do gás no sistema. Ao estabelecer o pneumoperitônio por punção com agulha de Veress, uma das maneiras de se identificar a presença intraperitoneal da agulha é a baixa pressão inicial, quando se inicia a insuflação, devendo ser esta entre 12 mmHg el5 mmHg.
B
arritmia mais comum ao se realizar pneumoperitônio é a fibrilação atrial, por causa da estimulação simpática secundária à diminuição do retomo venoso.
C
segundo número do insuflador (10) refere-se ao fluxo de gás no sistema. A insuflação deve ser lenta no início, entre 1 L/min e 2 L/min, a fim de evitar distensão súbita da cavidade abdominal e estimulação vagai. Após o momento inicial, o fluxo da insuflação pode ser até >10 L/min.
D
último número do insuflador (00.0) refere-se ao volume total de gás utilizado, em litros. O gás preferencialmente utilizado em videolaparoscopia deve ser o ar comprimido. Não devendo ser utilizado o oxigênio (02), gás carbônico (CO2) ou nitrogênio (N2).
E
técnica de Hasson consiste na obtenção do pneumoperitônio por meio da punção às cegas da cavidade abdominal com agulha de Veress.