Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
implantaca-Normas1081ad15d75
A implantação das Normas Operacionais Básicas do Sistema Único de Saúde (NOB 01/93 e NOB 01/96) desencadeou um processo de descentralização intenso, transferindo para os estados e, principalmente, para os municípios, um conjunto de responsabilidades e recursos para a operacionalização do SUS. Em dezembro de 2000, a habilitação nas condições de gestão previstas na NOB 01/96 já havia atingido 99% do total dos municípios do país. A disseminação desse processo possibilitou o desenvolvimento de experiências municipais exitosas e a formação de um contingente de profissionais qualificados em diferentes áreas da gestão do SUS (controle e avaliação, programação, financiamento, entre outras). Sobre o processo de regionalização, pode-se afirmar que:
A
regionalização é um processo que está completamente associado tão somente à municipalização, pois cabe ao município a organização do sistema de saúde local pela atenção básica.
B
as questões regionais, que não cabem ao município, são deliberadas nas Secretarias Estaduais de Saúde.
C
as regiões de saúde são compostas por colegiados de gestores municipais em que pactuam os interesses da região.
D
a governança das regiões de saúde é realizada em fóruns de discussão, monitorada pelas faculdades de saúde pública.
E
regionalização é um processo democrático, em que o papel do gestor principal é do secretário estadual de saúde.