Na infância, a maioria dos casos de síndrome nefrótica correspondem á síndrome nefrótica idiopática, sendo sua principal variante a lesão histológica mínima. A síndrome nefrótica é mais comum no sexo masculino, entre as idades de 2 a 6 anos, sendo pouco prevalente em lactentes. Sobre a síndrome nefrótica, é CORRETO afirmar que:
Questão
ES - Hospital Santa Rita de Cássia
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
infancia-maioria-casos49178e5584
A
A síndrome nefrótica caracteriza-se essencialmente pela presença de proteinúria maciça e hipoalbuminemia, enquanto o quadro completo inclui edema, hipolipidemia e lipidúria.
B
A principal manifestação clínica da síndrome nefrótica, embora sua presença não seja essencial para o diagnóstico, é o edema, que, em lesão histologicamente mínima, geralmente é intenso, mole, frio e depressível.
C
A tendência atual pela dificuldade de coleta na urina na faixa pediátrica é a de utilizar a relação proteína/creatinina em amostra isolada, sendo definida como proteinúria nefrótica quando essa relação é > 1mg/mg (U P/Cr>1).
D
O tratamento inicial durante as fases de edema ou quando houver hipertensão é feito através da associação de diuréticos com a recomendação de uma dieta hipossódica ou assódica.