Sobre a infecção pelo HIV, marque a opção ERRADA:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
infecca-pelo-HIV9b312ddb6
A
Os principais achados clínicos de síndrome retroviral aguda (SRA) incluem febre, cefaleia, astenia, adenopatia, faringite, exantema e mialgia. A SRA pode cursar com febre alta, sudorese e linfadenomegalia, comprometendo principalmente as cadeias cervicais anterior e posterior, submandibular, occipital e axilar. Podem ocorrer, ainda, esplenomegalia, letargia, astenia, anorexia e depressão.
B
A candidíase oral é um marcador clínico precoce de imunodepressão grave, e foi associada ao subsequente desenvolvimento de pneumonia por Pneumocystis jiroveci. Diarreia crônica e febre de origem indeterminada, bem como a leucoplasia oral pilosa, também são preditores de evolução para aids.
C
A contagem de linfócitos T -CD4+ tem importância na avaliação de vulne rabilidade para infecções oportunistas e indicação de profilaxias, enquanto a carga viral do HIV é considerada o padrão -ouro para definir o início da terapia antirretroviral e monitorar sua eficácia.
D
As neoplasias mais comuns são sarcoma de Kaposi, linfoma não Hodgkin e câncer de colo uterino, em mulheres jovens. Nessas situações, a contagem de linfócitos T -CD4+ situa-se abaixo de 200 céls/mm³, na maioria das vezes.
E
Para pacientes estáveis, em terapia antirretroviral, com carga viral do HIV indetectável e contagem de linfócitos T-CD4+ acima de 350 céls/mm³, a realização do exame de linfócitos T-CD4+ não traz nenhum benefício ao monitoramento clínico laboratorial. Flutuações laboratoriais e fisiológicas destes linfócitos não têm relevância clínica e podem inclusive levar a erros de conduta, como troca precoce de esquemas terapêuticos ou manutenção de esquemas em falha virológica.