O interesse no estudo da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) nas crianças e adolescentes é antigo, porém, ainda hoje, há falta de inclusão da medida da pressão arterial como rotina no exame físico da criança. As Diretrizes Brasileiras de Hipertensão davam pouca importância à HAS pediátrica, até que, na sétima e última diretriz, em 2017, houve um Capítulo dedicado exclusivamente à faixa etária pediátrica. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, quanto à técnica de aferição de pressão arterial na infância.
( ) É obrigatória, em toda consulta médica, a medida da pressão arterial, em todas as crianças com idade igual ou maior que três anos.
( ) O manguito selecionado para determinada criança deve ter largura correspondente a 40% da circunferência do braço e comprimento equivalente a 80 a 100% da mesma.
( ) A criança precisa estar tranquila por 2 a 3 minutos e para crianças maiores de dois anos utiliza-se obrigatoriamente a posição sentada com a fossa cubital ao nível do coração.
( ) São métodos para avaliação da pressão arterial: medida casual no consultório, monitorização residencial de pressão arterial e monitorização ambulatorial de pressão arterial 24 horas.
Assinale a sequência correta.