O intestino delgado representa cerca de 75% do comprimento e 90% da área de superfície do trato digestivo e, de forma contraditória, responde por apenas 1% das neoplasias malignas do sistema digestivo. Sobre o câncer do intestino delgado, pode-se afirmar:
Questão
ES - Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves - HEJSN
2020
Residência (Acesso Direto)
intestino-delgado40f19b0074
A
O adenocarcinoma do instestino delgado ocorre mais frequentemente na porção terminal do íleo e geralmente está associado à doença de Crohn.
B
O GIST (tumor estromal gastrointestinal se localiza mais fr//equentemente no duodeno. Por sua disseminação ser hematogênica a linfadenectomia é prescindível durante a ressecção cirúrgica.
C
Os tumores carcinóides do delgado se localizam de forma mais frequente no íleo terminal e raramente apresenta metástases quando comparamos com outros sítios primários.
D
As manifestações exuberantes da síndrome carcinóide são frequentes nos tumores localizados no intestino médio acometendo mais da metade dos pacientes com tumores carcinoides desta localização.
E
Devido ao caráter indolente/crescimento lento dos tumores carcinóides, a ressecção ampla do tumor primário é preconizada mesmo nos pacientes já com doença metastática.