Um jovem de 17 anos deu entrada na UPA 24h levado por populares, após ser atingido por um projétil de arma de fogo na região do hipocôndrio esquerdo, acerca de 40 minutos. Os achados da avaliação primária mostram que ele está com fala confusa, ansioso, respiração rápida (FR = 27 irpm) e superficial, murmúrio vesicular presente bilateral, pele pálida, fria e úmida. O pulso radial não é palpável e há sangramento mínimo pela lesão abdominal, sem evidência de outro ferimento. Tem dor abdominal importante a palpação e o glasgow é 13 (3+4+6). O Hospital de referência em Trauma fica há 18 minutos de distância e o SAMU 192 já foi acionado. Considerando o mecanismo do trauma e os achados da avaliação, qual a conduta inicial mais adequada para ser realizada na UPA para esse caso?
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2021
Residência (Acesso Direto)
jovem-17-anos-deu1350a613af8
A
Estabelecer uma reanimação de controle de danos, ofertar oxigênio suplementar, reposição titulada de ringer lactato, dose inicial de ácido tranexâmico e aquecer o doente.
B
Realizar intubação orotraqueal, aplicar colar cervical, reposição volêmica de 2 litros de soro fisiológico aquecido, considerar drogas vasoativas e curativo oclusivo do ferimento.
C
Solicitar radiografia do tórax, abdome e pelve, uso do ultrassom à beira do leito, iniciar infusão de noradrenalina, iniciar reposição volêmica vigorosa de cristaloides e realizar ventilação assistida.
D
Verificar a resposta após infusão rápida de 1500 ml de cristaloide, ofertar oxigênio em alto fluxo, não realizar o ácido tranexâmico pelo tempo da lesão, curativo compressivo da lesão e agilizar a remoção pelo SAMU 192.