Questão
Estratégia MED
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
jovem-medico-recem122407f141c
Um jovem médico recém-formado devido ao seu bom desempenho acadêmico foi indicado pelo seu professor para assumir um plantão no principal hospital privado de sua cidade. No seu primeiro dia, deparou-se com um paciente de 10 anos, trazido por uma mãe apavorada devido a uma “gripe persistente”.

Relatou há 12 dias início de febre, coriza, obstrução nasal e tosse seca que persistem, a despeito do uso de xaropes caseiros e medicamentos sintomáticos prescritos por outro médico em um atendimento prévio.

No momento, febre de 38,5 graus, ausculta pulmonar apresentando roncos, eupneico e boa aceitação de líquidos via oral. Foi solicitada uma tomografia computadorizada dos seios paranasais, que apresentou o seguinte achado:



Considerando os dados clínicos, bem como o exame de imagem, assinale a alternativa correta
A
O seio paranasal acometido é o seio maxilar direito, sendo esse o principal seio acometido nas rinossinusites de crianças e lactentes.
B
Considerando a persistência dos sintomas, bem como a intensidade de febre, foi bem indicada a confirmação da tomografia computadorizada. Ela confirmou o diagnóstico de sinusite bacteriana, autorizando a prescrição de antibioticoterapia específica.
C
Estamos diante de uma rinossinusite, que apresenta como principais agentes etiológicos os vírus, com destaque para o rinovírus. Neste caso, considerando os sinais e sintomas, estamos provavelmente diante de uma rinossinusite bacteriana, sendo os principais agentes etiológicos: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Streptococcus pyogenes.
D
O tratamento desse caso pode ser feito de forma efetiva com amoxicilina 90 mg/kg/dia, associado à lavagem nasal com solução salina e antitérmico
E
Neste caso, a presença de tosse associada a roncos na ausculta pulmonar e febre > 38 graus deve levantar a suspeita de pneumonia bacteriana, sendo importante a solicitação do raio x de tórax para corroborar esse diagnóstico.