As junções oclusivas bloqueiam a passagem pelos espaços entre as células epiteliais, impedindo que moléculas extracelulares passem de um lado do epitélio para o outro. Outro tipo de estrutura juncional possui uma função radicalmente diferente: ela faz pontes entre células adjacentes criando canais diretos do citoplasma de uma célula para o de outra. Esses canais são denominados junções comunicantes, também conhecidas como junções do tipo fenda ou gap. Além de desempenhar um papel crucial na comunicação celular, essas junções também proporcionam uma forma de adesão célula-célula que suplementa as junções aderentes. Sobre as junções comunicantes, analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa incorreta:
Questão
Estratégia MED
2023
juncoes-oclusivas9700738bbc
A
As junções comunicantes são compostas por proteínas chamadas conexinas, que formam canais de comunicação que conecta células adjacentes.
B
Essas junções permitem a troca de íons e outras pequenas moléculas solúveis em água, mas não de macromoléculas como as proteínas ou ácidos nucleicos.
C
A comunicação através das junções comunicantes é unidirecional, ocorrendo apenas de uma célula doadora para uma célula receptora.
D
Em células excitáveis como neurônios e cardiomiócitos, a transferência iônica mediada pelas junções comunicantes agiliza e sincroniza as respostas celulares. Nos neurônios são centrais para as sinapses elétricas, e nos cardiomiócitos são essenciais para a sincronização da contração cardíaca.
E
Em células não excitáveis como epitélios, as junções comunicantes propagam de modo coordenado segundos mensageiros ativados por variações ambientais, contribuindo para a homeostase tecidual.